top of page

Tese (Doutorado)

Análise da Eficiência e do Risco em Propriedades Leiteiras no Estado de Minas Gerais

Resumo:

A pecuária leiteira é um setor de grande importância para o desenvolvimento econômico e para a geração de riqueza e renda de agricultores do Brasil e, em especial, de Minas Gerais. A eficiência produtiva, econômica e zootécnica do setor é muito baixa, reduzindo o nível de atratividade do negócio do leite e aumentando o risco de insolvência das propriedades leiteiras no longo prazo. Além disso, análises de risco são amplamente discutidas na literatura dentro do contexto das organizações, mas ainda são pouco estudadas na agropecuária leiteira. A Teoria da Firma (subdividida em Teoria da Produção, dos Custos e dos Rendimentos) permite analisar o desempenho interno de organizações e traçar uma conexão entre as interferências do mercado sobre seus desempenhos produtivos. Com efeito, a referida teoria torna-se fundamental no processo de análise da eficiência e dos riscos em propriedades leiteiras. Este estudo justifica-se diante da relevância do tema para o contexto da agropecuária nacional e, em especial, para Minas Gerais. Ademais, a carência de estudos sobre eficiência e risco aplicados à cadeia produtiva do leite sob a ótica da Teoria da Firma reforça a relevância desta pesquisa. O objetivo geral foi analisar o impacto do nível de eficiência técnica e do risco de oscilações nos preços do produto (leite) no desempenho econômico de propriedades leiteiras do Estado de Minas Gerais. Por meio de técnicas quantitativas de análise dos dados, tais como a Análise por Envoltória de Dados (DEA) e a Simulação Monte Carlo, investigou-se diferentes aspectos relacionados à eficiência e ao risco em 485 propriedades leiteiras de Minas Gerais. No primeiro estudo, a análise permitiu identificar diferentes aspectos da eficiência relativa de propriedades com mão de obra familiar e propor, como benchmark, um novo indicador, o Índice de Comprometimento de Insumos em Leite (ICIL), que permite analisar a eficiência de propriedades leiteiras, quanto à utilização de insumos. No segundo estudo, foi possível identificar as principais características de eficiência que diferem propriedades com mão de obra mista e propor um framework da utilização de insumos para o setor. No terceiro estudo, a análise da variação do preço do leite permitiu compreender como propriedades leiteiras devem ter elevadas eficiências para que os riscos da volatilidade dos preços do leite não impactem no setor. Foram propostos dois indicadores de risco: (i) o Preço de equilíbrio e (ii) Índice de Tolerância do Preço do Leite (ITPL), que permitem identificar qual a redução dos preços do leite que propriedades leiteiras suportam sem terem prejuízo. Com isso, as contribuições desta pesquisa podem ser utilizadas por produtores de leite, para que compreendam e analisem questões específicas de suas propriedades, e para a academia, por estabelecer uma conexão entre a Teoria da Firma e a área de Ciências Agrárias e, em especial, a pecuária leiteira.

 

Palavras-chave: Teoria da Firma. Análise por Envoltória de Dados (DEA). Método Monte Carlo. Cadeia produtiva do leite. Preço do leite.

 

Referência:

BASSOTTO, L. C. Análise da eficiência e do risco de propriedades leiteiras no Estado de Minas Gerais. 2021. 171 p. Tese (Doutorado em Administração) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Livro

Beneficiamento de Leite em uma Propriedade de Agricultura Familiar

Referência:

BASSOTTO, L. C. Beneficiamento de Leite em uma Propriedade de Agricultura Familiar. 1 ed. Rio de Janeiro: Novas Edições Acadêmicas, 2018. 97 p.

ISBN: 978-613-9-64775-0

Capítulo de livro

A Relação da Tecnologia na Economia Leiteira. Sustentabilidade em Sistemas Agropecuários

Referência:

BASSOTTO, L. C. ; PUTTI, F. F. A Relação da Tecnologia na Economia Leiteira. Sustentabilidade em Sistemas Agropecuários. 1 ed. Tupã: Editora ANAP, 2020.

© 2022 por Leandro Carvalho Bassotto

bottom of page